Tire suas dúvidas.
Este documento visa apresentar um conjunto com as principais dúvidas, atendendo questões gerais da empresa, questões técnicas e contratuais mais recorrentes.
Valorizamos e afirmamos o compromisso em manter elevado padrão ético, integridade e transparência. Para maiores detalhes acesse em nosso website o manual com os termos de conduta e ética.
Não realizamos divulgações de informações de clientes. Conforme especificado em cláusula contratual, mantemos absoluto sigilo sobre os termos do contrato ou outras informações relativas ao relacionamento com os clientes, como pode ser observado em nosso website.
A MA Tecnologias não possui representação, relacionamento contratual específico (marketing, divulgação, vendas, parcerias comerciais) e não realiza pagamentos de comissionamentos a terceiros, seguindo diversas diretrizes conforme detalhado no manual de conduta e ética.
A MA Tecnologias não realiza prestação de serviços tributarias ou afins, nosso core business é unicamente o licenciamento de software, sempre buscando preservar e não concorrer ao mesmo objetivo de negócio oferecido pelos nossos clientes (prestação de serviços).
O Sistema não possui limitação quanto a quantidade de contribuintes importados, você pode importar arquivos de qualquer competência, desde que seja um arquivo suportado pela ferramenta e de acordo com o layout definido. Garantimos a importação dos últimos 05 anos, porém, na maioria dos casos suporta importações de todas as versões existentes.
Devido a grande quantidade de clientes ativos e ser um direito devido, nos resguardamos em manter em nosso arbítrio a possibilidade de ceder as Condições Gerais e quaisquer direitos e obrigações delas decorrentes para qualquer terceiro sem a necessidade de qualquer comunicação prévia.
Não podemos nós responsabilizar, por vários motivos, seguem alguns: a) Acatar ou não as sugestões são de responsabilidade da contratante; b) Consiste ao usuário acordar, discordar e/ou complementar com as sugestões e/ou interpretação dos textos legais e de normas jurídicas apresentadas; c) O resultado apresentado pode ser impactado pela integridade dos dados utilizados, uma vez que se trata de uma leitura digital, qualquer erro na dados utilizados podem impactar no resultado; d) O sistema contém módulos que permitem ao próprio usuário desenvolver relatórios e/ou alterações diversas; e) A MA Tecnologias não tem acesso aos dados importados e aos processos executados; f) Seguimos o mesmo conceito já aceito pelo mercado para os demais software com finalidades semelhantes para análise de dados (Exemplo Microsoft Excel).
A MA Tecnologias garante que o programa operará em todos os aspectos essenciais conforme objetivo do contrato, porém, não assegura que o programa irá operar sem erros ou sem interrupção. Será responsabilidade integral a correção dos erros do programa, ou se, não puder sanar substancialmente de forma razoável, você poderá rescindir o contrato da sua licença cabendo o pagamento até a data da rescisão (uma vez que não há cobranças antecipadas).
Muito difícil ocorrer algum problema. Contudo, temos 48 horas, conforme cláusula V, parágrafo primeiro contida nos Termos Gerais e Condições de Uso.
Muitos aspectos podem ocasionar falha, erro ou não funcionamento do sistema, segue alguns mais frequentes: a) Bloqueio por Antivírus e/ou outros controles de segurança interna; b) Mal uso por paradas bruscas como queda de energia; c) Configuração inadequada do equipamento em relação aos dados utilizados; d) Alteração nas configurações dos arquivos do sistema; e) Utilização ou uso de funcionalidades inadequadamente; entre outros diversos.
Sempre que ocorrer qualquer eventual problema solicitamos que seja acionada nossa equipe técnica que acessamos para identificar e resolver imediatamente (histórico solução abaixo de 2 hora após solicitação para 95% dos casos).
Ainda, observamos que somos o maior interessado que o sistema funcione adequadamente, até porque, certamente se não atender as necessidades, expectativas, você pode cancelar o contrato.
Considera-se dados pessoais sensíveis o disposto na Lei nº 13.709/2018, em seu art. 5º, inciso II, sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político, dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural.
A MA Tecnologias tem o compromisso de atender os requisitos do Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados (RGPD). Maiores informações disponíveis em nossa política de privacidade.
A MA Tecnologias não tem acesso aos produtos, metodologias, ferramentas, dados, informações, especificações técnicas ou comerciais da contratada.
Como não temos acesso aos dados pessoais dos usuários, informações internas da LICENCIADA e/ou de informações importadas no Sistema MA, não nós responsabilizados por compartilhamento indevido de informações por terceiros, quanto a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, conhecida como a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Maiores esclarecimentos e informações podem ser observadas em nossa Política de Privacidade em no Website.
A escolha dos dados fica a critério do contratante, podendo optar entre informações reais ou fictícias de acordo com sua preferência.
Todos os contratos realizados com nossos clientes são padronizados e não realizamos alterações especificas, além de tornar o processo inviável pela grande quantidade de clientes, ao instalar o sistema o usuário aceita os Termos Gerais e Condições de Uso contidos no contrato e não pode ser específico por cliente. Caso evidenciemos ajustes necessários e aplicáveis a todos, revisaremos e adicionaremos as sugestões ao contrato padrão.
O usuário deverá escolher um dos planos (03, 06 ou 12 meses). Em caso de cancelamento não há cobrança de multa rescisória, observando que o prazo mínimo contratual é de 03 meses.
A nota fiscal e boleto são emitidos a partir do dia 20 de cada mês com vencimento para dia 05 do mês seguinte. O pagamento ocorre posterior ao fechamento do contrato.
Caso necessário, para solicitar alteração na data de vencimento entre em contato com nosso departamento financeiro pelo e-mail: financeiro@matecnologias.com.br.
O modelo adotado está de acordo com o senso comum para os contratos de softwares. Ainda, caso desejar cancelar a utilização do software, basta enviar um e-mail para financeiro@matecnologias.com.br com a identificação e a solicitação de cancelamento.
Não temos interesse de manter cobranças ativas de clientes que não utilizem o sistema. Trabalhamos com a filosofia de somente manter negociação se for agregar valor e nossos clientes desejarem manter os serviços.
Não realizamos alteração contratual. Utilizamos o IGP-M por se tratar do índice mais comum para reajuste de preços. Independente do índice utilizado, todos os reajustes aplicados são comunicados com antecedência.
O processo de cobrança (faturamento) é realizado de forma automática, seguindo a seguinte cronologia:
O faturamento ocorre todo mês entre os dias 20 e 25 para vencimento dia 05 do mês subsequente (enviado via e-mail conforme disposto em contrato). Após o vencimento da fatura do ocorrem as seguintes notificações:
1 - No 3º dia após o vencimento - enviado um e-mail automático com o comunicado;
2 - No 5º dia após vencimento - enviado um e-mail e o sistema é bloqueado automaticamente;
3 - No 15º dia após vencimento - ligamos comunicando o atraso;
Caso não houver o pagamento, além do bloqueio do acesso ao Sistema MA, observamos que: a) não serão emitidas novas cobranças até a regularização; b) até hoje não tivemos a necessidade de cobranças por meios judiciais;
Na hipótese de rescisão contratual, não se aplica a exigibilidade do distrato para extinção do contrato, assim: a) não existe tal exigência nas cláusulas contatuais do contrato; b) basta apenas uma das partes solicitar fim do acordo pactuado, com uma simples notificação expressa por e-mail para financeiro@matecnologias.com.br e será devido o valor até a data da rescisão, conforme disposto no contrato.
Sim, o Sistema MA é modular.
Observação 1.: O HD de 500GB recomendado é designado exclusivamente para operar o sistema. Se houver necessidade de organizar e armazenar grandes volumes de dados, é adequado a alocação de outro diretório ou um segundo HD exclusivo para essa finalidade;
Observação 2.: Enquanto um HD opera a uma média de 130 MB/s em transferências, o disco SSD comumente ultrapassam a marca dos 2 GB/s. Em testes conduzidos pela MA Tecnologias, constatou-se que o SSD é 19 vezes mais veloz;
Observação 3.: Computadores desktop geralmente oferecem desempenho superior em cálculos e manipulação de dados, tornando-se a escolha ideal para esse tipo de processamento. Por outro lado, os notebooks são mais direcionados para a economia de energia, o que resulta em processadores menos robustos para tarefas intensivas;
Observação 4.: Instalações em Máquinas Virtuais (MV) são possíveis, mas por experiência não recomendamos;
Observação 5.: Instalações em Sistema Operacional Windows Server – Não permitido por ter incompatibilidade com diversas funcionalidades disponíveis.
Como padrão o .NET 4.5.2 (Utilizado pelo Sistema MA) utiliza o protocolo TLS 1.0/1.1. Caso exista alguma restrição quanto a uso de tais protocolos na sua rede, você pode optar por usar a versão configurada em sua máquina. Para isso, entre em contato com a equipe de suporte da MA Tecnologias para Configuração.
Conforme disposto em contrato clausula IX, parágrafo segundo, não é permitido o acesso simultâneo em dois ou mais dispositivos, caso houver alguma alteração ou tentativa nesse sentido, automaticamente será apresentada uma mensagem com a notificação de uso simultâneo e irá bloquear automaticamente a licença por uso indevido.
Não há obrigatoriedade, mas é adequado ter conhecimento das funcionalidades disponíveis, algumas podem ser muito úteis e recomendadas, podem permitir inclusive melhora significativa no desempenho de algumas funcionalidades. Para verificar, acesse o menu do Sistema Configurar > Parâmetros.
Para garantir as atualizações e validar a licença, é essencial que o computador esteja conectado à Internet durante a instalação e, pelo menos, a cada 15 dias. Certifique-se de liberar os seguintes links no Firewall e/ou Proxy, caso a rede tenha restrições:
http://www.matecnologias.com.br;
31.220.57.228:5432;
http://www.google.com
Além disso, para acessar informações sobre tributação de itens, é necessário permitir o acesso à API para buscar esses dados no seguinte endereço 3.231.48.244:8080.
É possível acessar o guia de instalação disponível em nosso website, bem como assistir ao vídeo disponível em nosso canal no YouTube. Em caso de dúvidas, entre em contato com a nossa equipe para auxílio no procedimento de instalação. Após instalado solicite a chave de acesso a equipe.
Sim, pode instalar, porém: a) somente é permitido um acesso simultâneo; b) não pode ser Windows Server.
O Sistema é desktop (Instalado no computador) e monousuário (somente um acesso por vez), pelos seguintes motivos:
a) garantir a proteção aos dados, uma vez que estes não são disponibilizados a terceiros (MA Tecnologia não tem acesso);
b) perfomance máxima, cabendo a cada usuário adequar o hardware de acordo com suas necessidades de processamento. Diretamente ligado ao tamanho e à quantidade de arquivos;
c) maior controle, permite que seja executado um projeto por vez;
d) evitar risco de processos simultâneos: Se mais de um usuário estiver trabalhando com o mesmo dado não existe segurança, uma vez que um usuário estar importando, deletando ou alterando arquivos enquanto outros estão com o mesmo dado sendo utilizado para outra finalidade;
e) reduzir o risco de cruzamento de informações entre contribuintes distintos;
f) permitir acesso ao sistema off-line por até 15 dias corridos.
O acesso ao sistema é concedido de acordo com as licenças contratadas, permitindo apenas um acesso simultâneo por licença. Ao iniciar o sistema, uma senha padrão será fornecida, dando ao usuário a opção de modificá-la. Cabe a contratante restringir o acesso dos usuários conforme julgar apropriado.
Podem ocorrer bloqueios gerados pelo antivírus e/ou pela política de segurança interna nos computadores onde está sendo instalado o sistema. Nestes casos, sugerimos contatar a área de tecnologias responsável pela infraestrutura para liberar as permissões necessárias conforme destacado na clausula VI item i do contrato.
É necessário/obrigatório que o usuário do Windows seja administrador do computador para que o sistema funcione corretamente nas atualizações.
No caso de antivírus, muitas vezes podem ocorrer bloqueios nas instalações e/ou atualizações do sistema, sendo necessário incluir nas exceções do antivírus a liberação do sistema MA e/ou do Banco de Dados-PostgreSQL.
Após concluída a instalação, na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Sistema MA > Opção Propriedades. Na aba Compatibilidade, marcar a opção “Executar este programa como administrador”.
Sim, mas não é recomendável. O sistema pode ser utilizado de forma offline por até 15 dias, observando que neste período você ficará sem as devidas atualizações e algumas funcionalidades não estarão disponíveis. Após esse período, o sistema será bloqueado automaticamente pelo controle de licenciamento.
Sim, quando realizada a formatação ou troca de computador é possível entrar em contato com a nossa equipe e solicitar a remoção da licença atual, nesse caso é preciso informar o nome do computador ou a chave de acesso que deve ser removida para geração de uma nova licença. Para visualizar o nome do computador, clique com o direito do mousse sobre “Meu computador” (Este Computador) e selecione a opção propriedades ou acesso o menu sobre dentro do Sistema MA > Versão > e copie o serial.
Depende. O backup se faz necessário somente quando o usuário possui consultas/rotinas próprias desenvolvidas e/ou tenha realizado a classificação tributária no Módulo Simples Nacional.
Conforme contrato, cláusula I, sempre que houver novas funcionalidades, melhorias ou ajustes, ao abrir o sistema, será apresentada uma mensagem informando da existência de atualizações para a ferramenta. Quando isso ocorrer, basta o usuário clicar em "Sim" que o Sistema MA será atualizado automaticamente.
Existem diversas atualizações silenciosas, como por exemplo de consultas PREMIUM e Rotinas de edição, que o sistema atualizará automaticamente ao abrir quando conectado a internet.
No menu principal > Sobre > Notas da Versão, são disponibilizados os principais aprimoramentos e/ou novas funcionalidades liberados em cada versão.
O Sistema MA realiza a importação de centenas de arquivos, sendo possível obter a relação de arquivos suportados em nosso website em Base de Conhecimento.
Ainda, o usuário poderá importar tabelas próprias (como tabela de referência), com a estrutura que desejar, basta estar em forma de tabela e estar na extensão CSV ou TXT.
O sistema realiza automaticamente o backup de todos os arquivos com erro ou inválidos. Esse BKP será realizado no diretório que pode ser configurado pelo próprio usuário no menu Configurar > Parâmetros.
Com erros: Arquivos que estão com erros de estrutura, que não permitem que os arquivos sejam importados, esses arquivos não estão conforme o layout definido pelo fisco.
Inválidos: Arquivos com outras extensões ou arquivos que o sistema não importa.
Ainda, o sistema possui um controle de envio de metadados (quando habilitado pelo usuário), são informações com informações de erros enviadas a nossa equipe, para permitir acompanhamento e antecipação quanto a avaliação e possíveis correções.
Não, a contratante pagará mensalmente um valor fixo e não terá nenhum tipo de limite quanto a quantidade (necessário ter espaço suficiente em disco rígido) de empresas ou projetos.
Não, nós da MA Tecnologias, em hipótese alguma copiamos/transmitimos, ou temos algum tipo de controle sobre os dados importados no sistema. Os arquivos ficam unicamente no computador que foi importado. Inclusive, se existirem diversos usuários com o sistema instalado, cada usuário terá seu próprio controle, um usuário não visualiza os arquivos do outro.
Não realizamos a integração com outros sistemas para download de informações.
Sim, todos os arquivos que estão contemplados com assinatura digital ou estiver com os recibos importados, serão sinalizados nas funcionalidades de arquivos importados.
Essas informações são necessárias para controlar os relacionamentos dos registros (pai e filho) e controles de arquivos importados, a saber:
ID – Número sequencial iniciado em 1 para cada arquivo importado;
ID_SUP – Número sequencial do registro superior para arquivos hierárquicos. Caso não tenha relação de hierarquia, será igual a 1. Esse campo sempre será ligado com o campo ID do registro superior (pai).
ID_IMPORT – Número sequencial do arquivo. Cada arquivo importado recebe um número único. Para os registros de abertura dos arquivos (registros 0000) é utilizado o campo ID.
Quando se tratar de arquivo no formato PDF, verifique se é um arquivo selecionável, caso não consiga selecionar os dados, significa que está como imagem. Baixe novamente o arquivo como PDF e não como imagem.
Demais casos, entrar em contato com nossa equipe que irá avaliar o motivo, que pode estar relacionado ao arquivo não estar no layout adequado ou pode ser necessário algum ajuste na importação.
Sim, porém, recomendamos trabalhar com projetos (por Raiz ou CNPJ). Quanto mais arquivos tiver importado, menor será a performance do computador e maior o risco de erros ao desenvolver os trabalhos. Aconselha-se, sempre importar uma empresa, e posteriormente, limpar tudo. Para limpar tudo de forma mais rápida, vá no menu, Utilitários > Limpar tudo.
O sistema trabalha com banco de dados, não há limites, mas isso não significa que posso importar grandes quantidade de dados em qualquer computador, a limitação e a performance estão atreladas ao computador.
Existem diversas rotinas de manutenção de banco de dados que são executas automaticamente seguindo as melhores práticas. Mas, você pode realizar a melhoria de performance de forma manual. No menu principal, clique em Utilitários > Melhorar Desempenho.
Dica: Uma forma de melhorar o desempenho é sempre trabalhar com uma única empresa, e depois de realizar o trabalho, limpar tudo. Para limpar tudo, vá no menu principal, Utilitários > Limpar tudo. Ainda, caso o projeto for muito grande, pode-se particionar por ano.
Não aconselhámos remover dados importadas individualmente, sempre que desejar limpar todo sistema, ir em limpar tudo, porque são utilizadas técnicas que permitem maior performance tanto no processo de limpeza quanto no desempenho posterior na utilização de projetos futuros.
Se ainda não estiver disponível na relação de arquivos suportados (relação disponível em nosso website) e for uma declaração ativa do âmbito federal e/ou estadual, entre em contato com nossa equipe para analisarmos a viabilidade de implementação.
Todas as tabelas importadas podem ser visualizadas/abertas. No modulo de consultas, clique na aba Tabelas > clique no grupo Tabelas Importadas > Com o botão direito do mousse clique sobre o nome da tabela deseja, selecione a opção Abrir ou Modo editável.
Dica: Se a tabela importada não estiver visível, clique com o direito do mouse sobre tabelas importadas e selecione a opção “Atualizar”.
Não. Ao importar os arquivos, as empresas são automaticamente cadastras. Para visualizar as empresas já importadas, vá no menu Cadastros > Empresa.
Não fornecemos qualquer tipo de dado ou informação específica para fins de teste.
Sim. Você pode baixar, instalar, e solicitar uma chave (Licença) de teste gratuito por até 07 dias. Sendo possível entrar em contato com nossa equipe para obter uma demonstração completa do Sistema MA ou acessar nosso canal do YouTube.
Sim, a depender da atividade realizada. Ao executar um programa de auditoria, gestão e/ou modificações no editor (quando logs estiverem habilitados) a ferramenta registra o dia e hora.
Desenvolvemos soluções simples e especializadas, com atendimento Premium, temos PRIORIDADE em atende-lo no ato. Nossa equipe técnica possui conhecimento em tecnologia com formação e vasta experiência na área tributária/contábil. Todas as dúvidas podem ser sanadas conosco, de segunda a sexta, das 8h30 às 17h30, por meio do suporte interno do próprio sistema MA, ou pelo e-mail (suporte@matecnologias.com.br). Você pode escolher a opção que julgar mais adequada.
Temos diversos usuários on-line diariamente, para sanar suas dúvidas. Nesse suporte auxiliamos em todas as suas dúvidas, quanto:
Funcionalidades do sistema: auxiliamos na demonstração de como realizar os procedimentos na ferramenta, quais relatórios utilizar, entre outras diversas do sistema.
Importante: você não terá custo adicional para realizar a capacitação dos usuários existentes ou novos colaboradores, basta entrar em contato com nossa equipe e agendar os treinamentos.
Dúvidas técnicas com interpretações: temos equipe própria especializada nas áreas fiscais/contábeis com experiencia em auditoria, perícias, consultorias tributárias, revisão tributárias, levantamento de créditos tributário, entre outras áreas. Todas as suas dúvidas em relação aos apontamentos das regras de auditorias ou relatórios gerados, serão atendidas por profissionais com competências especificas para facilitar o entendimento.
Importante: Toda a experiência acumulada de anos de trabalho nessas áreas, bem como o corrente feedback da troca de experiencia com o contato com os diversos públicos/clientes são amplamente abertos, temos todo interesse em auxiliá-los e trocar experiencias em metodologias e melhores práticas adotadas. Porém, o suporte não compreende ensinar sobre um determinado assunto, não pode ser confundido com consultoria.
Ao executar um projeto de auditoria, sempre é adequado importar o maior número de arquivos/informações possível, uma vez que o sistema realiza o cruzamento com o próprio arquivo, com competências anteriores, entre arquivos e com base em tabelas elaboradas e disponibilizadas por nossa equipe.
Se não apresentou nenhuma evidência/ocorrência, confira se ao definir o projeto, selecionou corretamente o escopo do projeto, atentando para as datas, observe que pode ser necessário marcar a opção específico se o arquivo não for da última competência.
Após executar o projeto de auditoria, clique com o botão direito do mouse sobre a listagem de apontamentos > Opção Exportar Relatório PDF Sintético. Irá abrir uma tela com algumas configurações, nessa tela desmarque a opção “Somente Regras com Ocorrências”.
Sim, você pode alterar os logotipos desde que respeitados os tamanhos exigidos. Para maiores explicações de como proceder acesse o Guia do Usuário.
Sim, todas as sugestões serão analisadas (viabilidade e base legal) e incluídas sem custo adicional. Importante observar que necessitamos que seja sempre informado qual o(s) arquivo(s) será utilizado e qual a base legal, orientação para sustentar o desenvolvimento.
Sim, todos os relatórios do sistema podem ser exportados para Excel, ou PDF. Inclusive os relatórios de auditoria podem ser exportados de forma individual, ou seja, cada apontamento gera um relatório, ou de forma consolidada (Todos os apontamentos em um único relatório) com diversas opções de configurações.
Sim, pode exportar no formato PARQUET. Esse formato está disponível para ser importado para outros bancos de dados para trabalhar com grandes volumes. Foi disponibilizado neste formato por se tratar de um arquivo compactado e ágil no carregando posterior. Maiores informações no guia do usuário disponível no website.
Você pode adquirir o pacote de consultas premium, neste já constam centenas de relatórios, porém, caso não esteja disponível o relatório necessário, entre em contato com a nossa equipe, sendo que:
1. Você mesmo poderá criar seu próprio relatório:
a) diretamente com sintaxe SQL;
b) criar através da funcionalidade gráfica de montar relatório. Neste caso não necessitará conhecer SQL, basta conhecer as tabelas que deseja utilizar.
2. Novas demandas, podem ser encaminhadas a nossa equipe que irá avaliar a viabilidade técnica, caso aprovada será liberada para todos os usuários
3. Se não tiver o pacote de consultas, ou desejar que apenas sua empresa/equipe tenha acesso ao mesmo, desenvolvemos sob orçamento de valor hora técnica para você.
O tempo de processamento irá depender da quantidade de informação importadas e da configuração da máquina. Caso tenha um equipamento adequado e mesmo assim o processamento estiver lento, entre em contato com nossa equipe que irá avaliar a situação, existem casos que podem ser aplicadas melhorias
Sim, todas as sugestões são bem-vindas, nos encaminha que iremos avaliar a viabilidade e pertinência, observando:
Gráficos - Somente serão incluídos quando referir-se a questão tributária, gráficos operacionais em breve será disponibilizado um novo módulo;
Detalhamentos – Somente serão incluídos quando forem resumidos (dados consolidados), porque dados abertos em último nível inviabilizam o processamento.
A primeira questão é sempre selecionar os arquivos que deseja modificar. Qualquer modificação (inclusão, alteração, exclusão) somente será aplicado para o arquivo selecionado. Isso é muito útil porque muitas vezes é necessário utilizar dados de competências anteriores para modificar algum arquivo de outro período.
O tempo de processamento irá depender da quantidade de informação importadas e da configuração da máquina. Caso tenha um equipamento adequado e mesmo assim o processamento estiver lento, entre em contato com nossa equipe que poderá avaliar a situação, existem casos que podem ser aplicadas melhorias.
O preenchimento dessas colunas depende do que deseja realizar. Quando se tratar de inclusão de registros, a coluna ID não precisa ser preenchida, o sistema automaticamente irá alocar um número sequencial.
Veja resposta da pergunta, “O que são as colunas ID, ID_SUP e ID_IMPORT?” para maiores esclarecimentos.
Sim, se o usuário manter os logs do Módulo Editor habilitados. Para maiores explicações de como proceder acessar o Guia do Usuário disponível em nosso website.
A MA tecnologias não tem como objetivo fornecer uma consultoria tributária, para conseguir utilizar, gerar esses arquivos sugerimos que: a) Estude os layouts e a legislação do arquivo desejado; b) Analise os documentos com orientações técnicas que estão disponíveis em nosso website; c) Após ter passado pelos itens a e b citados, entre em contato com nossa equipe e solicite uma demonstração específica.
A classificação por Item/barras irá apresentar o agrupamento por Código de barras, ou na ausência do código de barras pelo código item + CNPJ do contribuinte. Já a opção NCM irá agrupar os itens pelo código da NCM.
O adequado, recomendável é sempre realizar pelo código de barras, observando que dois ou mais produto podem ter a mesma NCM com situação tributária diferentes. Ao optar por classificar pela NCM o Sistema MA irá apresentar a situação mais frequente, mais utilizada para cada NCM.
Sempre que seu projeto tiver o preenchimento do código de barras de forma correta, é recomendável utilizá-lo.